terça-feira, 13 de abril de 2010

Entrevista a Leyanire (Parte 2)


Rikhar (R) - Qual é a tua opinião, baseada na tua experiência, do trabalho realizado pelos GM (Game Manager), desde que jogas? Se fosses um deles, ou se lhes podesses falar, o que lhe dirias?

Leyanire (L) - A presença dos GMs é daqueles assuntos mais sensíveis para comunidade que participa e está atenta aos foruns. No príncipio NC Soft tinha, durante o jogo, sempre um ou mais online, aos quais poderiamos recorrer, usando para tal o comando /gm.
Contudo, ao longo do tempo (tal como a maioria das companhias), alguns aspectos foram cortados/modificados. A plataforma online dos GMs foi uma delas (embora de quando em quando conseguimos uma resposta online, mas é muito raro). A página de duvidas/questões veio substituir esta opção e tenho de dizer que sempre que entrei em contacto usando esta página, sempre tive um bom feedback dos GMs que estavam ao serviço.
Se pudesse falar com um deles, ou se eu fosse um deles, eu faria no que estivesse no meu alcance para relançar a opção de ter sempre pelo menos um, GM online, como forma de reforçar a confiança de todos no compromisso da NC Soft em servir todos os seus clientes.
Ainda assim, esta opção serviria apenas para colocar breves questões tais como problemas ao fazer uma quest, ou com algum item. Isto seria enviado e respondido por um GM online. Todas as outras questões relacionadas com questões técnicas e relacionadas com o jogo, continuariam a ser resolvidas via página de dúvidas/questões.

R - Lineage 2 tem vários problemas, mas estes dois parecem-me ser os mais importantes : bots e vendedores de adena. Comecemos pelo primeiro: alguma vez submeteste um aviso de que havia um "boneco" controlado por um programa? Aconteceu algo a ele?

L - Sim, já o fiz, quando me apercebi que havia alguém a jogar controlado por um programa, e alguns chegaram a ser banidos. Outros continuam por aí...

R - Baseada na tua experiência, qual será a razão para alguém subir um "boneco" usando um programa?

L - Pessoalmente acho que a principal razão de alguns jogadores optarem por programas, e logo fazerem batota, deve-se à vontade deles em terem o que toda a gente quer e pretendem-se afirmarem-se, não querendo saber das formas para o conseguir. Simplesmente não respeitam o jogo, nem a comunidade dos jogadores legitimos/honestos que sobem, aumentam o seu "boneco" de uma forma legal. Penso que por detrás esteja um jogador inseguro, ou mesmo um jogador arrogante que detesta perder. Sejam quais forem as suas motivações, o que fazem não é, nem respeita todos os que aqui jogam, e no que me diz respeito, nunca serão tratados bem nem por mim, nem por aqueles que fazem parte do meu clã.

R - Li algures que os bots também têm o seu lado bom, pois sem eles seria praticamente impossível fazer nem obter a maioria do equipamento disponível. Concordas com este ponto de vista?

L - Não, não concordo. Foram os bots que destruíram a ordem natural da economia do jogo Lineage 2. Foi com o advento destes bonecos automáticos que jogam 24 horas, ao longo dos 7 dias de semana, que a economia dos servidores foi alterada.

R - Continuando ainda nesta temática, li também que os bots são bons para a NC Soft pois graças a eles, vendem mais contas, logo ganham sempre. E esta hem?

L - Não trabalho na NC Soft, por isso não sei a sua lógica de vendas. Isso são rumores que correm por aí desde o momento que surgiram os bots. É apenas especulação e somente a NC Soft sabe a verdade. Se eu acho que eles deveriam manifestar a sua opinião, logo dizer se é verdade ou não? Não. É simplesmente um negócio como qualquer outro, e como consumidor não tenho de o saber. Apenas pago para jogar e baseio o meu argumento naquele longo texto que possuem, em que, numa das partes, focam que qualquer jogador que esteja a fazer batota será punido. A partir daqui, não me interessa o que faz nem o que deixa de fazer.

R - Adena! Sem ela praticamente tudo para no Lineage 2! Nc Soft de certa forma, acabou por remediar neste aspecto ao criar o equipamento comum (common), que funciona da mesma maneira, mas sem a hipotese de ser melhorado, nem de podermos usufruir dos bonus. O que pensas sobre isto?

L - Não concordo que o aparecimento de equipamento comum tenha resolvido o árduo trabalho de angariar adena para devidamente equiparmos os nossos bonecos. Embora seja uma boa ideia é, para mim, uma solução temporária. Admito contudo, que ajudou os jogadores a obterem cristais mais baratos.

R - Mesmo assim comprar equipamento alto (A e S) esta cada vez mais caro. Nunca pensei em ver preços como de 100 milhões para obter algo. A culpa é dos vendedores de adena? São estes preços razoáveis, se tivermos em conta que um bom drop de adena anda nos 4.ooo adenas (de monstros acima de 60)? Como pode alguém pagar sem recorrer à batota?

L - Respondendo por partes:
a)porque o equipamento é caro? De certa forma, já deste a resposta. Os vendedores de adena fizeram dos batoteiros ricos ao permitir usar dinheiro real e com ele comprar adena. Seguindo esta lógica, estes depois vendem o seu equipamento ainda mais caro, porque querem ficar acima daqueles jogadores que não fazem batota (não esquecer que já o havia dito que os batoteiros pensam somente neles, não nos outros nem no jogo).

b) se são preços razoáveis? não e a razão está na resposta acima. Eles não estão ali para vender a preços razoáveis, simplesmente querem se aproveitar dos outros.

c)a única maneira de um honesto jogador poder pagar pelo seu equipamento é consultando regularmente o mercado à procura de bons negócios, ter paciência, muita paciência (o que é um problema nos dias que correm) e fazer as quests do jogo que são repetíveis, permitindo juntar mais itens, ao mesmo tempo que faz grind, e posteriormente vende-los (principalmente Ancient Adena e seal stones) ou usá-los para adquirir recompensas que podem ser transaccioandas. Outra solução é apostar forte no grind para adquirir os materiais necessários e com eles, fazeres tu mesmo o teu próprio equipamento.

No meu clã fazemos um pouco de ambos para estarmos todos equipados. Convém não esquecer que LII é um jogo de VÁRIOS jogadores e não apenas de UM. É necessário estarmos constantemente rodeados de amigos, para podermos progredir. Esse é o objectivo do jogo. Muitas vezes vejo pessoas a queixarem-se de não conseguirem sem recorrer à batota ou de que o jogo é muito díficil, tudo porque jogam como se fosse um jogo de um. Ao participarmos num MMO, temos de ter a consciência de que temos todos de interagir e participar em comunidade. Não é fácil atingir o topo sozinhos, mas acompanhados, tudo é possível.

(Continua...)

Sem comentários: